quarta-feira, 31 de março de 2010

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010


Difícil levar a sério uma premiação que coloca entre os seus finalistas obras como "E se fosse você 2", "Divã 3" e "A Mulher Invisível 4". Isso é um reflexo da produção de 2009. Respeito e acredito no valor e na importância desses filmes, mas... porra!?! Pegaram pesado! Isso é um reflexo da produção de 2009

Mas para o bem e para o mal, saiu a lista de finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que acontecerá dia 08 de junho às 21hs no Teatro João Caetano no Rio.

Nem o candidato brasileiro ao Oscar "Salve Geral" foi lembrado para a principal categoria. Ainda não vi esse filme, não sei se é bom ou ruim, mas fiquei pensando, se não serve nem para nós indicarmos o filme numa premiação local, então porquê pretenderam ele para o Oscar?
Os bons trabalhos parecem ficar entre os documentários; temos entre eles "Loki", "Palavra (En)cantada" e "Alô Alô Teresinha" e "Simonal". Dos curtas infelizmente nada ví.

O homenageado desse ano será "Anselmo Duarte" que morreu ano passado.

Outro fato interessante, entre os canditados para o prêmio de melhor longa estrangeiro só há filmes americanos!
Mas claro! Que outros paises, fora o Brasil e os EUA, fazem filmes? Você conhece algum? Se souber, me conte.

O MERCADO CINEMATOGRÁFICO BRASILEIRO - ENGRENAGENS E MECANISMOS DE INSERÇÃO

Em São Paulo


O curso será divido em 05 aulas expositivas que irão proporcionar uma visão completa e atual do mercado cinematográfico brasileiro. A intenção é fazer com que o aluno compreenda os mecanismos de funcionamento e as engrenagens que movimentam o nosso mercado, entendo as exigências, as demandas, os pré-requisitos, os números, além de conhecer o trabalho e o perfil dos principais profissionais e produtoras do país. O curso pretende orientar os alunos para o possível ingresso no mercado de trabalho ou simplesmente proporcionar a eles o conhecimento dos seus mecanismos de realização e funcionamento.


Abaixo, os tópicos a serem explorados nas aulas do curso:


1. Introdução ao Mercado Cinematográfico Brasileiro: ciclo das cadeias.


2. Como nascem os projetos e como formatar um projeto de longa-metragem.


3. Departamentos cinematográficos: quais as atribuições e responsabilidades de cada profissional envolvido no processo de realização de um filme.


4. Retrato da produção cinematográfica brasileira na atualidade.

5. O que é preciso para se inserir no Mercado Cinematográfico (ou como se inserir no mercado cinematográfico brasileiro).


Público alvo: interessados em produção cinematográfica.

05 encontros de duas horas.


26, 28 e 29/abril e 04 e 05/maio

das 20h às 22h

valor R$500 ou 2X R$250,00


Mais informações e Inscrições

terça-feira, 30 de março de 2010

Técnicas de Assistência de Direção














O curso irá mostrar quais são os elementos com que tem que lidar o assistente de direção de cinema e TV no dia-a-dia da produção e do set, quais são os procedimentos corretos, o que se espera desse profissional. Entre os elementos que serão explicados estão: roteiro, análise técnica, listagens, caderno de produção, o trabalho com os diversos departamentos, o trabalho com o diretor, escolha de locações, escolha de elenco, trabalho com atores, plano de trabalho, etc.

MARCIA DERRAIK tem um respeitável currículo como diretora, produtora e assistente de direção. Dirigiu o longa "Onde a Coruja Dorme", os curtas-metragens premiados: "Coruja" e "Dib", entre outros trabalhos, incluindo programas de TV e institucionais. Como produtora e/ou assistente de direção, trabalhou com Domingos de Oliveira em seus quatro últimos filmes, e também com Guel Arraes, Roberto Berliner e Jorge Furtado.



A partir de 6 de abril

Terças-feiras das 19h30 às 22h
Carga horária: 4 aulas
Custo: R$350 com opção de parcelamento em 2x (10% de desconto a vista)
Aceita-se cartão de crédito VISA ou VISA ELETRON
Local: Grupo Estação - Rua Voluntários da Pátria, 53
Botafogo, Rio de Janeiro



Nota retirada o site do Grupo Estação

domingo, 28 de março de 2010

PROMOÇÃO "QUINCAS BERRO d'ÁGUA"


O Blog Desfilmes está fazendo parte de uma grande promoção do filme "Quincas Berro D'água" que estréia dia 14 de maio em todo o Brasil.

A novo longa da Globo Filmes com a Vídeo Filmes baseado na obra de Jorge Amado é uma superprodução que está fazendo muito barulho na Internet divulgando o filme através do Orkut, Twitter e Blogger. A produção está distribuindo ingressos exclusivos para os seguidores dessas redes sociais para a pré-estréia dias 06, 07 e 08 de abril no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, respectivamente. E você pode ganhar 1(um) par desses ingressos. São 9 (nove) pares no total, 3(três) para cada cidade.

Para participar é muito fácil, basta você assistir o trailer abaixo e responder a pergunta:

Em qual capital brasileira se passa a história de "Quincas Berro d'Água"?






Deixe a resposta correta nos comentários até o meio-dia de 02 de abril (6ª feira), junto do seu nome completo, email e cidade onde quer ver o filme, Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador.

Sortearei aleatoriamente os ganhadores e divulgarei os nomes dia 02 de abril (6ª feira), além de mandar um email para os vencedores informando os procedimentos para pegar seus ingressos exclusivos.


Participe!

"Mangue Negro" agora em DVD


Este é um filme que eu ouço falar há algum tempo, li sobre ele na internet e tinha muita curiosidade de ver. Um filme de zumbis do mangue! Que idéia ótima!
Agora fiquei sabendo que lançaram em dvd duplo edição especial, tela em formato widescreen 1.85:1, som DTS 6.1, Dolby Digital 5.1 e muitos extras.

No Blog http://cine-monstro.blogspot.com/ tá rolando uma promoção que sorteará 5 cópias do dvd.

Pra quem curte filmes grotescos de zumbis esse é um prato cheio. Dá só uma olhada no trailer:




Site Oficial

sexta-feira, 26 de março de 2010

"Sonhos Roubados" Novo filme de Sandra Werneck





Sonhos roubados é o novo longa-metragem de ficção da cineasta Sandra Werneck.

O filme conta a história de 3 adolescentes moradoras de uma comunidade do Rio de Janeiro. Jéssica, Sabrina e Daiane sonham como qualquer outra jovem do mundo. Eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo. No entanto, mesmo nesse quadro de absoluta incerteza e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor.

Sinceramente, perdi o interesse sobre filmes que retratem essa "realidade" brasileira da pobreza econômica e outras pobrezas. Não é hipocrisia da minha parte, apenas penso que a exploração deste tema, da utilização destes cenários e personagens já chegaram a um esgotamento estético, não se vê nada de novo nesses filmes que me faça deslumbrar, ou refletir, nada além do óbvio comum, debatido e rebatido centenas de vezes. Talvez "O Céu de Suely" seja a exceção. E além disso, economicamente este tema já não gera os mesmo lucros que geravam.
Entendam, não estou falando mal deste filme que ainda não vi, pode ser bom, pode ser ruim.

O cinema brasileiro ainda é visto como um "coitadinho".



"Sonhos Roubados" estréia em maio.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Inscrições abertas para o FAM 2010


O Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM2010, festival de cinema composto por longas e curtas metragens, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, terá sua 14ª edição de 11 a 18 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina.

As inscrições estão abertas até 15 de abril para a competição de curtas-metragens 35 mm e vídeos, com tempo máximo de 30 minutos e produzidos entre 2009 e 2010, e Mostra Infanto-juvenil, para produções concluídas entre 2008 e 2010, sem duração determinada.

A Mostra Extra-FAM, não-competitiva, aceita médias e longas-metragens, com tema e gênero livres, concluídas entre 2008/2010.

Regulamento e ficha de inscrição em www.panvision.com.br/fam2010.



Nota retirada do site da Revista de Cinema On-Line

quinta-feira, 18 de março de 2010

"Segurança Nacional" estréia em maio




Há uns 4 anos atrás a equipe de produção de "Segurança Nacional" esteve filmando em Joinville-SC algumas cenas numa prisão, lembro muito bem da ocasião quando houve um workshop com o diretor do filme, Roberto Carminati, que voltaria algum tempo depois para dar outro workshop, a pedido da prefeitura municipal. Também houveram outras cenas gravadas em Santa Catarina, tudo bem noticiado pelas redes de televisão.

Todo esse tempo se passou e já tinha me esquecido desse filme, quando num domingo a noite em janeiro, fui ver o filme do Lula e lá que está ele, o trailer oficial de "Segurança Nacional"

Este filme abriu a "Hollywood Brazilian Film Festival" deste ano e pode se tornar um grande sucesso comercial, pois o filme mostra no cinema um Brasil nunca visto antes, rico, poderoso, moderno e bem equipado. "Segurança Nacional" é cheio de cenas de ação e efeitos especiais, perseguições e tiroteios, e pelo visto, sem favelas! Thiago Lacerda interpreta um agente secreto no melhor estilo Bruce Willis, Harrison Ford ou agora, Gerard Butler.



Em Segurança Nacional, a Abin (agência nacional de inteligência), a Força Aérea Brasileira e o Exército brasileiro se unem para combater a ação organizada de traficantes da América Latina contra lei que possibilita aviões de caça brasileiros de abaterem aeronaves não-identificadas.


Estréia prevista para Maio deste ano.



terça-feira, 16 de março de 2010

Teve Brasil no Oscar 2010


Muita gente não sabe, mas teve um filme co-produzido pelo Brasil na disputa do Oscar 2010 de melhor animação de longa-metragem. O filme se chama "O segredo de Kells" e é uma co-produção Brasil/França/Irlanda. O filme passou aqui no Brasil no FICI 2009 (Festival Internacional Infantil).

Abaixo você confere uma entrevista dividida em 3 partes com Marcelo de Moura responsável pelo projeto brasileiro desta empreitada, ele possui uma longa carreira internacional na área de animador e hoje possui uma escola e uma produtora, como vocês verão a seguir:







Trailer



Essa semana o pessoal do programa Zoom, da Tv Cultura, também entrevistou o cara e logo transmitiram a entrevista no programa que vai ao ar sábados às 22h30.

Atenção Roteiristas!


Em maio deste ano um dos maiores nomes em se falando de cursos de roteiros estará transmitindo seus conhecimentos no Brasil. Trata-se de Robert McKee!
O curso custa R$1.250,00 e pode ser um bom investimento para quem está afim de aprender as técnicas por detrás dos grande sucessos comerciais de Hollywood.

Durante 4 dias intensos (15, 16, 17, 18 Maio 2010) no Teatro Das Artes (Shopping Eldorado: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo - SP, 05402-600. 3° Piso) em São Paulo, com tradução simultânea ao português, o professor Robert McKee, partindo de conceitos básicos, mostrará o mistério das estruturas, explicará as características de cada gênero, definirá a importância da ambientação, a diferença entre a caracterização e a realidade de um personagem.

Apenas como curiosidade, este professor já foi até personagem do filme "Adaptação" escrito por Charlie Kaufman. Lembra?


E quem não pode pagar pelo curso, mas se interessou pelo homem e suas técnicas, pode se contentar comprando o livro dele, chama-se "Story - Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros"

segunda-feira, 15 de março de 2010

sábado, 13 de março de 2010

FantasPoa 2010 pode ser o último!

Post retirado do blog oficial do Fantaspoa, publicado dia 12/03/2010




Prezados,

Daqui a quatro meses estará ocorrendo o VI Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Em virtude disso, estamos enviando o seguinte e-mail para tratar de três assuntos: (1) a submissão de curtas-metragens para seleção; (2) a programação do festival de 2010; e (3) a continuidade do festival após o ano de 2010.

(1) Inscrições Abertas para curtas-metragens:

O Fantaspoa está com inscrições abertas para a mostra competitiva de curtas-metragens. As inscrições vão até o dia 15 de abril. Podem ser submetidos filmes realizados após 2006 e dos gêneros fantasia, ficção-científica, horror e suspense. Para maiores informações, entre em contato pelo e-mailfantaspoa@fantaspoa.com

(2) A Programação do Festival de 2010:

Aqueles que acompanham o evento se surpreenderão com a programação que iremos apresentar em 2010. A Competição Internacional contará com uma série de títulos de grande importância que vem marcando presença em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo (de gênero fantástico ou não). Uma maior diversidade de gêneros estará presente, assim como de países. As mostras paralelas serão bem variadas e o que podemos adiantar é a presença do renomado diretor italiano Luigi Cozzi. Entre os dias 06 e 09 de julho, ele fará uma série de palestras. Cozzi dirigiu mais de 15 longas-metragens (dentre eles, “Starcrash”, “Alien Contamination” e “Paganini Horror”) e trabalhou com atores como David Hasselhoff, Caroline Munro, Lou Ferrigno, Klaus Kinski e Donald Pleasence. Também escreveu roteiros de filmes realizados por colegas talentosos, como Dario Argento, Lamberto Bava e Joe D’Amato. Dentre uma série de outras mostras, o VI Fantaspoa exibirá uma mostra retrospectiva do trabalho de Luigi, contendo 12 de suas obras.

E o ponto principal:

(3) A Continuidade do Festival após o Ano de 2010:

Inicialmente queremos esclarecer que sabemos que algumas pessoas não apreciam o nosso festival, seja pelos filmes que exibimos, ou pelo fato de exibirmos a maioria dos filmes em DVD e em Blu-Ray. Somente queríamos deixá-los a par do fato que recentemente fizemos um levantamento de custos para podermos trazer filmes em 35 MM esse ano. Como nenhum dos filmes que exibimos possui cópias no Brasil, a média de frete (ida e volta) da Europa e EUA, é de aproximadamente R$10.000,00 POR filme. Além disso, existe a cobrança de taxas para exibição de uma série de filmes. Por exemplo, poderíamos exibir um dos filmes vencedores do festival de Cannes esse ano e, além do valor do frete, teríamos que pagar uma fee (taxa de exibição) de R$2.500,00.

Já lemos em diversos sites e blogs reclamações sobre a nossa programação e que deveríamos trazer uma série de filmes, dentre os quais podemos citar somente alguns: Martyrs, The Children, Frontier(s), Dead Snow, ZMD e Must Love Death. O que as pessoas não sabem é que nós TENTAMOS trazer cada um desses filmes e todos se enquadram no caso acima. Ou seja, além de uma fee exorbitante, a obrigatoriedade da exibição em película.

Para aqueles que conhecem mais de perto o nosso evento sabem que realizamos o mesmo com auto-investimento e que o nosso orçamento total gira em torno de R$25.000,00 e que, portanto, pagar fees de R$2.500,00 ou trazer filmes em outras mídias se tornam inviável. Além disso, as salas que utilizamos não possuem projetores de HDCam nem Digibeta. Além do valor que investimos a fundo perdido, temos todo o trabalho de produzir o festival, selecionar e legendar cada um dos filmes. Nós não temos nenhum apoiador/patrocinador, público ou privado que cubra os gastos do festival e os mesmos se tornaram altos demais para continuarmos com o projeto.

Estamos tentando aprimorar o nosso evento, apesar da dificuldade de receber qualquer apoio e patrocínio realmente significativo. Pelo segundo ano estamos inscritos na Lei Rouanet e apesar de contatarmos uma série de empresas, não estamos conseguindo nenhum tipo de apoio.

Se por acaso você conhece alguma empresa que possa nos apoiar, peço que nos passem o contato do responsável, para que possamos enviar o nosso projeto para eles. Um evento independente, que em uma cidade como Porto Alegre, nas salas do centro, leva 6.000 espectadores ao cinema ao longo de somente dezoito dias não deveria simplesmente deixar de existir. E infelizmente isso acontecerá caso a situação não mude em 2010.

Nós realmente precisamos de apoio urgente para que o festival não seja cancelado, e o apoio necessário é financeiro. Você pode ajudar publicando essa mensagem em seu site, blog ou enviando para os amigos.


Site Oficial do Festival, clique aqui.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pequenas (Grandes) Histórias


Em reapresentação em Juiz de Fora, o filme “Pequenas Histórias” é uma grande surpresa. Filmes infantis são, geralmente, impregnados de lições moralizantes sobre o que é certo e errado, o bom e o mal, etc. Ideais cultivados por uma cultura ocidental cristã e machista. E quando se fala de cinema infantil nacional aí é que a coisa piora, pois esses ideais parecem ser elevados a 10ª potência, incluindo nisso muita idiotice. Ver filmes da Xuxa, por exemplo. Além de que esses filmes são praticamente impossíveis de serem assistidos por qualquer pessoa inteligente com mais de 8 anos de idade.


Agora esse “Pequenas História” é outra história. Ele também tem suas lições de moral, e que lições! Algumas são até interessantes para nós, adultos, e é justamente essa a grande sacada do longa, dirigido por Helvécio Ratton (Menino Maluquinho, Batismo de Sangue), o filme apresenta 4 historinhas contadas por Marieta Severo, que interpreta uma costureira acima de qualquer suspeita.

Por exemplo, num dos contos temos a grande entidade dos sonhos de desejo de consumos das crianças, o próprio Sr. Papai Noel se comportando como um meliante, um criminoso que acaba se tornando um marginal dotado de uma pobreza de espírito bastante real, alguém de quem devemos duvidar da sua índole, por mais plena de bondade que ela pareça ser. Algumas cenas parecem ter saído do melhor filme marginal dos anos 60 e 70.


Noutro conto a igreja católica é mostrada como um lugar assombroso e frio, a cultura cristã como algo a qual devemos ter medo a ponto de nos traumatizarmos, no final deste conto o pequeno garoto protagonista foge correndo da igreja para nunca mais voltar. Não vejo melhor lição de vida. Essa história, aliás, se passa num vilarejo do interior de Minas Gerais, um lugar que possui uma áurea de indubitável inocência. Tudo para fazer despistar o seu conteúdo quase herege!


E no mês em que comemoramos o dia da mulher, o filme apresenta não uma homenagem machista como é tão habitual nas formas de expressão mais populares quando procura mostrar a mulher como o centro de sua narrativa, mas sim uma forma de libertação da mulher dos velhos costumes, sendo assim está colocando ideais jamais vistos no cinema infantil transmitido para meninas. No conto temos a sereia Iara que decide virar mulher para morar com um pescador, mas antes de ir para terra firme ela pede ao pescador que faça uma promessa, de jamais tratá-la mal. E ele jura cumprir. No começo do relacionamento só alegrias, mas aos poucos o pescador vai relaxando nos seus hábitos, começa a beber e farrear, até um dia que chega de manhã em casa e pior, bêbado, dando ordens à Iara e tratando ela muito mal. Ponto, ela não tem dúvidas, com seu poder das águas castiga o pescador e vai embora, sem dar nova chance para o azar, sem esperar por mudança de comportamento de seu companheiro, “tapando o sol com a peneira”. O trunfo do filme está no conteúdo dessas “pequenas histórias”.

Ainda há mais uma história sobre um sertanejo muito burro, mas dessa história eu não gostei ou talvez não tenha entendido. Então, você faça o favor de assistir filme e me dizer o que achou.

“Pequenas Histórias” está em cartaz no Espaço Unibanco Palace às 14hs, e faça o favor de levar o seu filho junto!


sexta-feira, 5 de março de 2010

"O homem que engarrafava nuvens"


Você sabe quem foi Humberto Teixeira? Não? Bem, nem eu sabia, mas com o milagre do cinema em menos de 2 horas de projeção fiquei sabendo muito sobre o homem por detrás das maiores canções interpretadas por Luiz Gonzaga, incluindo “Asa Branca”.

Num primeiro momento pode parecer desinteressante saber quem foi esse homem, mas o documentário nos apresenta a grande importância que Humberto teve como artista e fomentador da cultura brasileira e mais, declarações reveladores sobre o ser humano machista, hipócrita e prepotente. E são justamente esses os melhores momentos do longa, as declarações de lembranças machucadas da ex-mulher e da sua filha, Denise Dumonnt, que abre e fecha o documentário falando da vontade de querer conhecer melhor o pai. No começo do filme ela confessa ter essa vontade, e que espera ao longo do projeto saber quem foi esse homem que passou a vida inteira ao seu lado mas que para ela foi um grande mistério. No final do longa ela relata um acontecimento raro; pouco antes da morte de seu pai, onde a vida cedeu à Humberto um instante de tolerância dando a possibilidade de se conhecerem melhor; mas foi mesmo um único instante, pois ele morreria no dia seguinte deixando apenas a certeza de sua grande vontade; conhecer melhor sua filha.

Difícil a pessoa que realmente conhece o pai e a mãe que têm, assim como os pais nunca conhecem seus filhos. As máscaras simbólicas carregadas por essas entidades nos impedem de saber verdadeiramente quem são esses seres que nos geraram e nos criaram. Mas sabemos que jamais conheceremos alguém em todas as suas faces, pois ainda não nos conhecemos plenamente para poder depois conhecer o próximo, mais difícil ainda se esse “próximo” for tão próximo a ponto de nos confundirmos.

Humberto foi para algumas pessoas O máximo, um grande herói da nossa cultura que trouxe para os grandes centros do Brasil e do mundo o encanto e a tristeza da cultura nordestina, já para sua ex-mulher, mãe de Denise, Humberto acabou por se tornar um pesadelo, o pior aniquilador de seus talentos. O documentário desmistifica o herói revelando o homem. Como artista ele foi insuperável e como ser humano foi digno das faltas mais comuns de sua época. O filme é sobre o homem.

E por apelo estilístico, o filme faz mais do que um mero documentário de depoimentos factuais/pessoais, ele é também uma peça musical, um documentário musical onde grandes nomes da música popular nacional interpretam canções compostas por Humberto, inclusive uma ótima tradução de um baião (ritmo disseminado por Humberto e Gonzaga) cantado em japonês por Miro Hatori e também “Asa Branca” cantada em inglês e sem perder o sentido. Lírio Ferreira, o diretor do longa, ainda insere imagens antigas do Rio de Janeiro e de cidades do nordeste para emoldurar a época de qual estava falando, essas imagens são a cereja do bolo do filme que somando a fórmula depoimentos + canções + imagens antigas se torna um lindo registro de nossa forte cultura popular que hoje parece tão renegada à guetos.

Mas agora vou falar de outra coisa que não é sobre o filme em si e espero não desapontar ninguém, é que nesse filme me aconteceu algo inusitado, uma verdadeira experiência cinematográfica, uma revelação tão ululantemente óbvio (como diria Nelson Rodrigues) mas que até então eu ainda não tinha tido consciência plena. É que descobri que quando estamos dentro de uma sala de cinema, estamos na verdade em uma outra esfera astral.

Explico, quando a sessão terminou e o lanterninha abriu a porta da sala de projeção aconteceu algo, esta porta abriu diretamente para a praça de alimentação do shopping onde ficam os cinemas, não haviam corredores que separassem a sala escura da praça de alimentação com suas mesinhas, cadeiras, luz claríssima e restaurantes fast-food, e olhando de dentro do cinema senti que estávamos (eu e todas as outras pessoas que tinham visto o filme) à parte daquele mundo que o shopping faz parte, como se estivesse num endereço físico completamente diferente e que aquela porta na verdade fosse um portal dimensional, da mesma forma que em “A Caverna do Dragão” quando os personagens estavam ainda no mundo do Vingador e podiam ver, através de um portal mágico, o parque de diversões de onde saíram na Terra.

Talvez fosse o torpor que nos encontramos quando terminamos de ver um filme, mas essa sensação de outra dimensão era pura e real. Logo mais tarde naquele mesmo dia eu tive a mesma sensação, só que ao inverso, agora era eu quem estava sentado na praça de alimentação observando as pessoas que saiam da sessão. A sala parcialmente escura parecia um universo paralelo.

Isso deve acontecer porquê o Cinema é maior que o filme, assim como o homem Humberto Teixeira parece mais interessante em suas falhas do que o herói absoluto. Mais velho que o filme, o Cinema como arte de projeção do mundo interior para o mundo exterior já existia há milhares de anos antes da invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumière e por isso ele carrega uma carga pesada de emoções acumuladas através dos séculos. Isso faz com que mesmo um filme documentário sobre uma pessoa real, com histórias e depoimentos reais, nos faça viajar longe na história. mas isso é culpa da sala de Cinema, não do filme, pois o mesmo filme visto numa sala em casa não tem o mesmo poder. Até então eu pensava que só as obras ficcionais detinham este potencial, mas agora sei que até o mais verossímil dos documentários, quando exibidos na sala escura, são capazes desse efeito mágico.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Ficção Científica Nacional Bombando!

"A Menina e o Gigante", acabei de ver este vídeo no Youtube e achei legal, está fazendo muito sucesso. O texto abaixo foi retirado da própria descrição do vídeo.





Filme dirigido pelo Pernambucano Ademir Di Paula, virou notícia em todo Brasil na última semana principalmente pela quantidade de acessos em diversos canais chegando a ser considerado um dos curtas-metragens mais assistidos dos últimos tempos. O filme foi produzido em apenas 10 dias e criado em um único computador. A MENINA E O GIGANTE já foi exibido em 9 países em apenas uma semana em diversos canais de tv fechada e aberta, virou assunto nos principais blogs, sites e batepapos.

Foi convidado só este mês para exibição de lançamento em três grandes festivais no Brasil. Uma agencia americana chegou a indicá-lo para um grande festival como um dos 200 trabalhos mais criativos do mundo. Não é de agora que Ademir faz filmes assim tão rápido e com tanta facilidade, Ademir é diretor e roteirista de cinema profissional, e procurou se especializar em edição porque dizia que os editores não conseguiam passar o que estava em sua mente. Ele então aliou seu roteiro, a direção e a edição, tanto que quando faz comerciais pra TV, muitos ficam encantados com a facilidade que ele tem de fazer as cenas que envolve efeitos especiais, porque simplesmente já sabe o que é possível ou não na edição. E normalmente todo trabalho que faz dispensa editor, ele prefere dirigir e montar o trabalho final. Em 2006, ele provou isso, e em 24 horas montou o suspense O OUTRO, que recebeu prêmio de melhor edição no Festival de cinema internacional do Maranhão (Guarnicê).

O diretor convive com os efeitos especiais e o cinema diariamente, pois muitos comerciais na TV com meteoros caindo, tsunamis, é ele quem faz. Em 2007 lotou cinemas com o seu longa-metragem repleto de suspense e comparado a produções americanas, mesmo sem muitos recursos. O filme foi exibido em cinemas independentes, e quando perguntavam como ele conseguia fazer filmes sem muito dinheiro, ele dizia, enquanto vocês pensam em projetos por 4 anos, eu faço 4 filmes neste periodo. Ademir Di Paula, tem um longa-metragem aprovado pela lei Roaunet que promete muitos efeitos especiais também, e está em produção, porém ele está encantado com o sucesso tão repentino de seu curta A MENINA O GIGANTE, que já está negociando com parceiros para possivelmente fazer este ano o longa-metragem A MENINA E O GIGANTE.