quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Joinville Ano Zero

No Final de Semana passado Joinville teve a sua primeira Mostra de Vídeo, já houveram outras mostras do tipo mas essa parece que pode gerar alguma seguencia anual.
Infelismente só pude comparecer à mostra no domingo e não vi nada de mais nos curtas nem no documentário, ms tirei uma conclusão interessante: Joinville está muito atrasada em termos de trabalhos em audiovisual!

Parece óbvio, eu sei, mas foi nessa mostra q eu tomei consciência de quão grave é nossa problemática. O melhor filme da mostra (sob o céu de joinville, q eu já tinha visto ano passado) representa esse nosso atraso. Pois trata-se de uma "vista", ou seja, uma forma de filme dos primeiros anos do cinema, quando ainda não existia forma narrativa. Isso aliado a técnica de Dziga Vertov e seu kino-olho e depois Godfrey Reggio com a trilogia Qatsi.

Precisávamos de "sob o céu de Joinville" para começar a contar nossa história através da tela grande, pois se não tivesse sido feito pelo Rodrigo Brum seria feito por qualquer outra pessoa, mais cedo ou mais tarde, digo isso com certeza!

Será q o Rodrigo tem consciência da sua importância? O trabalho dele representa um marco na nossa história, daqui a 30, 40 ou 100 anos quando estiverem escrevendo nossa filmografia em livros o Rodrigo está estampado logo no 1° capítulo, eternamente, assim como os irmãos Lumière e Méliès dividem os primeiros capítulos dos livros de história do cinema justamente por terem feitos os primeiros cinemas.

Joinville está se vendo na tela pela primeira vez em mais de 100 anos deste a invenção do cinematógrafo. E só agora é que podemos começar a nossa história audiovisual, acho não adianta querer ir mto longe ainda, não tem como, acho que vamos passar por todos os estágios iniciais do cinema, ou será q conseguiremos pular logo para uma vanguarda?

Seguindo a história do cinema nosso próximo passo será atingir as camadas mais pobres e alienadas da população para depois ignorá-las. E depois trasformá-la em tema e bandeira do real e do nosso cinema!

hahaahah

Dizem que a história é cíclica e não vejo prova melhor q essa.

Joinville está vivendo os primeiros anos do cinema.

2 comentários:

Dr.Gonzo disse...

Não vou colocar teu texto só por conta deste aqui ^^^^^
Hahahahaha...

Mas definitivamente, Joinville não precisava de um "Sob o céu...".
Aliás, já teve. Basta ver os inúmeros institucionais da prefeitura e do governo do estado - produzidos, inclusive, em sua maioria, na produtora da família Brum.
Além do mais, se fosse por essa de "cinema daqui" os movimentos mundo afora jamais teriam acontecido.

Wesley disse...

Não conheço a família Brum, nem quem são e nem o q fazem, mas não acho correto julgar o filme apenas pelo elo familiar do realizador.

E entenda, com isso, que não pretendo fazer uma analise parcial ou alienada de questões sociais, mas independente de quem ele seja filho vi no curta, de forma contextualizada , um importante reflexo da nossa condição no meio audiovisual.