domingo, 27 de dezembro de 2009

Experiência AVATAR 3D IMAX



Neste sábado estive em Curitiba para assistir "Avatar" numa sala de cinema IMAX 3D no Shopping Palladium.
Posso dizer, com experiência de causa, que sei como aquelas pessoas no "Grand Café" em Paris se sentiram no final do século XIX na primeira exibição pública do cinematógrafo!
A experiência Avatar Imax 3d só pode ser comparada a "Chegada de um trem à estação de La Ciotat" quando os espectadores se assustaram com a imagem de um trem na tela vindo em sua direção.
Avatar 3D Imax é a reinvenção da experiência cinematográfica, e o conceito de "Profundidade de Campo" ganhou um upgrade quase insuperável, agora falamos em "Perspectiva Virtual"! Em cenas que se passavam nas alturas, eu realmente tive a sensação de vertigem, fiquei com medo de cair! Dá pra acreditar numa coisa dessas?
A tela Imax é 6 vezes maior que uma tela normal de cinema, ela ocupa praticamente todo o seu campo de visão, isso significa que quase tudo o que você vê é a tela, você se sente submergido naquele mundo surreal.
Sem contar que as imagens chegam ao absurdo de serem palpáveis, tão alto é o grau de definição e riqueza de detalhes. É normal ver as pessoas esticando o braço para querer tocar a imagem, eu mesmo tive essa vontade algumas vezes, mas me contive porque sabia que era uma ilusão.
Quanto à narrativa, não houve evolução neste campo, a história de Avatar é praticamente a mesma de Pocahontas, anabolizada. Eu assumo que quando assisti o trailer e vi o poster pela primeira vez achei tudo uma grande baboseira, mas a tecnologia empregada mudou tudo!

Para quem estiver interessado em sentir o que eu senti, aqui está o link para você comprar o seu ingresso. Tem que comprar antecipado, porquê é impossível conseguir ingressos na hora.
Ele custa 33 reais, parece caro, mas garanto que essa experiência ficará guardada na sua memória para sempre provavelmente como a mais empolgante aventura cinematográfica. Culpe o James Cameron.

2 comentários:

Brian disse...

Pois é.
Eu não vi em 3d.
Mas Avatar-Pocahontas-Dança com lobos-Smurffs é bem bacana mesmo.
Só acho que o 3d vai banalizar e as pessoas vão voltar ao que sempre fez o bom cinema: os bons roteiros.
Cinema will never die!

Wesley disse...

putz...
assisti Avatar numa sala de cinema comum e achei um saco!
até dormi
:D