quinta-feira, 15 de julho de 2010

Que vergonha Joinville!

   Há mais ou menos 7 meses deixei a cidade de Joinville em Santa Catarina para me achar na região da Mata na cidade de Juiz de Fora-MG. Aqui encontrei uma cidade não muito maior que Joinville, de poder aquisitivo pouco menor, mas a questão cultural, nossa, quanta diferença! 
   Para mim cultura pode ser quase que reduzida a Cinema (claro que não sou ignorante a ponto de restringir arte a cinema), é a forma de arte que mais aprecio e consumo diariamente. Preciso de imagens na tela grande, de histórias na tela grande! Sempre! 
   Em Joinville me sentia perdido e triste, pois quase não podia ia ao cinema por falta de opção de títulos. Mas um novo shopping estava para abrir, os horizontes prometiam novos ares, pensei que talvez a qualidade da programação pudesse melhorar, nem que fosse um pouco. Mas esse novo ar que o horizonte trouxe era poluído.
   O novo shopping abriu com 6 salas para a cidade, mas vejam que bosta de programação:


    Ainda há outras duas salas de cinema na cidade, em outro shopping, exibindo Toy Story 3, Eclipse e Shrek 4! Quase nem dá para acreditar nesta palhaçada, parece que não existem outros filmes em circuito para serem exibidos, por isso repetem os mesmos! Mas sim, há muitos outros bons filmes em circuito pelo Brasil, por exemplo nesta semana estréia o documentário "Dzi Croquettes", também tem o lançamento de um filme de 2007 de Quentin Tarantino chamado "A Prova de Morte" e uma leve comédia francesa "O Pequeno Nicolau", títulos interessantes não faltam para acabar com essa mórbida repetição de títulos nas salas de Joinville.
     Cinema é a forma de arte que melhor expressa a vida e todas as suas nuances e absurdos, ele é filosófico em sua essência por funcionar como um grande espelho onde nos reconhecemos (ou nos estranhamos) em nós mesmos. Ser privado disso é como ser privado de ar, de água. Cinema te dá identidade, coloca idéias na nossa cabeça oca, nos faz viajar, pensar, crescer. Sei que cinema como diversão é importante, mas o que acontece em Joinville é muito triste, é uma coisa burra, pequena.
  Claro que Juiz de Fora não é nenhum paraíso, mas pelo menos há novas opções todas as semanas na programação sempre com bons documentários, filmes nacionais e títulos de todo o resto do mundo! Por que sim, praticamente todos os países do mundo produzem cinema, não é só os EUA. 
   Aqui em JF teve um dia que assisti um filme do Kazasquistão! Dá para acreditar? Kazaquistão! Também assisti um documentário sobre a Rita Cadillac e revi "Central do Brasil" na tela grande, foi catártico! Num cinema de rua mantido com a ajuda da prefeitura para não fechar, assisti ao argentino ganhador do Oscar "O Segredo dos seus olhos", saí horrorizado do cinema, no bom sentido, o filme é foda! Não imagino essas coisas tão simples acontecendo em Joinville. O que é uma pena.
   Um bom remédio para esta doença são os dois cineclubes da cidade, do Ielusc e o Ciclo de Cinema, na  Cidadela Cultural Antartica, ambos passam filmes gratuitamente nos finais de semana , bons títulos, obras que talvez você nunca tinha ouvido falar, por isso é importante que você vá e conheça, clique nos links para ver a programação para este final de semana.





2 comentários:

Brian disse...

Nem gosto de falar sobre os cinemas de Joinville. Pra mim tinha desistido. Até que abriu o shopping novo e assisti o último Woody Allen lá. Woody Allen em Joinville!! Daí deu um pouco de esperança por dias melhores (pelo menos para mim e para os outros 10 espectadores do filme aqui).

Wesley disse...

é, tem isso tb!
se a galera não for ver os bons filmes, eles deixarão de serem exibidos!