quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

JOGO DE CENA


Forma versus Conteúdo é um tema que gera acaloradas discussões sobre teorias em faculdades de artes mundo afora.

“Jogo de cena” prova na prática que conteúdo é mais importante que forma.

O que importa são as histórias que ali são registradas, a história é o mais importante. O mais interessante é que ele prova isso através da forma.

 Não importa se é uma atriz famosa que interpreta a história, ou uma atriz desconhecida, ou a própria pessoa que viveu aquele drama, o que importa de verdade é não deixar essas histórias desaparecerem, através desse artifício Eduardo Coutinho está dizendo que o suporte (a pessoa, a forma) não está acima do conteúdo pois é apenas um meio. No cinema moderno a forma sempre tomou o papel de destaque. Em “Jogo de Cena” o destaque é o conteúdo. O cinema de Eduardo Coutinho é contemporâneo.

Pois além disso “Jogo de cena” é uma obra que transcende gênero, formato e suporte.  Poderia ser uma peça de teatro, poderia ter sido feito para a televisão, poderia ser distribuído para celulares, youtube, feito em película, digital, curta-metragem, ficção, documentário, não importa, ele não se prende a nenhum formato já conhecido impossibilitando sua rotulação. Talvez documentário-farsa ou documentário/farsa?

E que histórias são essas? Na maioria das vezes são dramas de mãe e filho, a gênese da sociedade. Grandes perdas e desilusões, barreiras psicológicas, coisas do além, diferentes formas de percepção e até “Procurando Nemo” entra no meio. Histórias que impressionam pela sua carga pesada de emoções ou ineditismo, tragédias gregas no dia-a-dia da cidade.

Deixando o campo das histórias reais e partindo para a profissão do ator (o filme também é sobre isso, uma homenagem a essa profissão), um dos melhores momentos de todas as entrevistas é ver Fernanda Torres não conseguindo dizer seu texto, não conseguindo entrar na personagem, se embaçando com a memória, rindo nervoso e completamente perdido para câmera, pois a pessoa que ela estava interpretando é de uma pluralidade que beira o surreal, difícil para colocá-la dentro de uma linearidade, o que deixaria o trabalho do ator mais fluido.

Essa é a cereja do bolo do filme, o erro, ahh... a delícia do errar humano!

O ser humano parece mais verdadeiro e mais encantador e mais ele próprio quando erra. Quando esse errar não nos atinge de forma negativa, claro!

Baixe "Jogo de Cena" clicando aqui ou

Compre o DVD clicando aqui. o dvd vem com faixa de audio com comentários do diretor, deve ser o máximo!

3 comentários:

Unknown disse...

Enquanto tomava café hoje de manhã, tomei consciência de qual o problema que ocorreu ontem. O código do seu template prevê uma colunagem fixa, o que acaba cortando imagens maiores que a largura da barra lateral.

Como não há um resize a ser feito, eu deveria fazer um Gif menor. O problema é que não posso fazer um Gif menor pq ninguém vai entendê-lo.

Com base nisso, tenho duas coisas a dizer. Primeira: cole o código num post seu, se quiser, para ter a imagem postada normalmente. Segunda: vou criar mais um botão animado para pessoas que tem colunagem fixa, mas um pequeno, com os cartazes apenas e um redirect pro blog.

Faço isso depois do almoço e publico até o fim da tarde. No mais, abraço.

Dr.Gonzo disse...

Não sei se a relação que o Coutinho propões é a de forma e conteúdo. Me parece mais uma discussão sobre o interpretar a vida real. Quem interpreta mais? Quem vive ou quem assiste?

Wesley disse...

cada um vê uma coisa, é um filme aberto para diferentes interpretações pois se trata de uma obra contemporânea, onde tudo acontece ao mesmo tempo e só o filtro da personalidade e da segmentação nos leva a algum lugar.

eu vi "conteúdo X forma", para mim isso estava mto claro.
já vc viu outra coisa, q eu nem percebi aliás.

isso é legal né?

amanhã to indo ver "quem quer ser um milionário?" no mueller, as 14h15, se poder ir, apareça!