quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os personagens...


Tenho enfrentado bastante resistência do meu cérebro toda a hora em que tomo a iniciativa de começar a trabalhar no meu projeto de roteiro, ele inventa que quer ir no supermercado, lavar roupa, fazer café, ver um vídeo, perder tempo no twitter, facebook, orkut, comer alguma besteira ou simplesmente se masturbar, tudo para desviar do meu objetivo que é desenvolver o roteiro de um longa metragem.
Hoje consegui me centralizar um pouco e bolei um esquema para desenvolver personagens, baseado no livro do Syd Field. É algo bem básico, mas que deve funcionar muito bem para um amador como eu.


Esquema para desenvolver personagens:

1º Estabeleça o personagem que você quer trabalhar. Depois separe os componentes da vida dele/dela em duas categorias básicas: Interior e Exterior.

A vida INTERIOR do personagem acontece a partir do nascimento até o momento em que o filme começa. Isso forma o personagem.

A vida EXTERIOR  do personagem acontece desde o momento em que o filme começa até a conclusão da história. Isso revela o personagem.

Vida interior: 
O personagem é masculino ou feminino?
Quantos anos tem quando a história começa?
Onde vive? Que cidade e país?
Onde nasceu? É filho único ou tem irmãos e irmãs?
Que tipo de infância teve? Feliz? Triste?
Como era o relacionamento com os pais?
Que tipo de criança era? Brincalhona e extrovertida ou estudiosa e introvertida?
Como era na escola primária? E no 2º grau? E depois na faculdade?
É casado? Solteiro? Viúvo ou divorciado?
Se casado, há quanto tempo e com quem?

Vida exterior: 
Importante examinar que o personagem interage com outros personagens.
Quem é ele e o que faz? É feliz ou infeliz com seu estilo de vida?
Desejaria que sua vida fosse diferente, com outro emprego, outra esposa ou marido, ou possivelmente desejariam ser outra pessoa?

Para revelar um personagem deve-se criar relacionamentos entre o personagem e outros personagens ou coisas. Todos os personagens dramáticos interagem de três formas:

1 – Eles experimentam conflito para alcançar sua necessidade dramática. Precisam de dinheiro? Como conseguem? Roubam, trabalham, emprestam, seqüestram?

2 – Eles interagem com outros personagens, seja em antagonismo, amigavelmente ou indiferentemente. Drama é conflito.

3 – Eles interagem consigo mesmos. O personagem pode ter que vencer seu medo da prisão para executar o assalto com sucesso. Medo é um elemento emocional que deve ser definido e confrontado para ser ultrapassado. Todos que fomos suas “vítimas” num momento ou outro sabemos disso.
Classifique a vida do personagem em três componentes básicos: profissional, pessoal e privado.

Profissional: o que faz para viver? Onde trabalha? É um vice presidente de um banco? É um bêbado? Um gigolô?
Se o personagem trabalha num escritório, o que ele faz lá? Qual o relacionamento com os outros colegas? Convivem bem? Ajudam um ao outro? Confiam um ao outro? Relacionam-se fora do trabalho? Como ele se dá com o patrão? Tem problemas com o salário?

Pessoal: Está solteiro, casado, namorando, noivo, separado, divorciado? Se casado, ou namorando, com quem? Quando? Como é o relacionamento do casal? Social ou isolado? Muitos amigos e atividade social ou poucos amigos? o casamento é sólido ou o personagem pensa em ter, ou tem, casos extraconjugais? 
Se solteiro, como é a vida de solteiro? Mulherengo ou sossegado? Sai muito com os amigos? É divorciado?

Privado: o que faz o personagem quando está sozinho? Assiste tv? Exercita-se – corre ou joga futebol? Tem algum animal de estimação? De que tipo? Coleciona selos, tem algum hobby interessante? 


O que este personagem quer? Qual sua necessidade?
Personagem é um ponto de vista – a maneira pela qual a história será vista. É um contexto.

Qual o ponto de vista do personagem? É liberal ou conservador? É ambientalista? Humanista? Racista? Homofóbico? Alguém que acredita no destino ou em astrologia? Alguém que deposita sua fé em médicos, advogado, nos jornais? Seu personagem tem o hábito de ler? Lê o que? Vê filmes? Quais filmes? Vai ao cinema ou vê em casa? Qual o gosto musical do personagem? Ele escuta muita música? Come besteiras? Ou tem uma vida regrada, pratica esportes?

O personagem é uma pessoal positiva ou negativa com as coisas da vida? Tem atitudes superiores ou inferiores? Otimista, pessimista ou realista? Sério, tímido, retraído, bem humorado, mal humorado? Quais os traços de sua personalidade? Elegante ou deselegante, rude, rabugento e sem sabedoria? Tem alguma mania? Um trejeito? Um chavão? Um cacoete? 

Qual seu nome?
Quem é o pai? E a mãe? O que fazem? Quando se casaram? Quais seus antecedentes? Como vivem hoje? Qual a relação deles com o personagem principal?

Tem irmãos? Como é a dinâmica desta família? Há traumas? Em quem?
Essa família se mudou de endereço alguma vez? De onde pra onde? Quando o personagem principal saiu de casa, se saiu? Foi morar sozinho ou dividia o aluguel? Teve que trabalhar para se sustentar ou os pais bancavam tudo? Bancaram até quando? Ele passou por algum aperto financeiro? Que empregos teve antes do atual? Que tipo de emprego caberia “dramaticamente” a este personagem?


Um comentário:

Jozi Elen Fleck disse...

O que poço fazer para colaborar com teu roteiro?