sábado, 10 de abril de 2010

Mais 88 salas de Cinema no Brasil



O Projeto Cine Mais Cultura, do governo federal, acaba de anunciar por edital o investimento em 88 salas de cinema em 2 estados brasileiros, 42 em Santa Catarina e 46 para Pernambuco (a ser anunciadas oficialmente nesta 2ª feira dia 12). O investimento será em torno de 1,2 milhões de reais, sendo 67 % bancados pelo governo federal e 33% pelo governo estadual.


O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão do cinema nacional. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas comerciais de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos.
“Além da concentração dos cinemas comerciais em apenas 8% dos municípios brasileiros, são poucos os filmes nacionais exibidos na TV aberta. Os cines promovem o acesso da população ao cinema e fomentam a exibição de obras audiovisuais produzidas no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.
As instituições selecionadas participarão de oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introdução à história do cinema e linguagem cinematográfica; e informar sobre questões relativas à atividade exibidora, como direitos autorais.
Após o processo de capacitação, os novos cines passarão a integrar uma rede de exibição não comercial de filmes, levando à população obras audiovisuais e incentivando debates em torno das mesmas. Santa Catariana já conta com oito Cines Mais Cultura instalados, totalizando uma rede de 50 salas de exibição no estado. E Pernambuco já conta com 15 Cine Mais Cultura instalados e 26 em processo de implantação, somando 87 salas de projeção gratuitas no estado.

Um comentário: