quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Enterro de Di Cavalcanti




Dia desses, passando pela comunidade "Filme Brasileiros (Download)", me deparei com um arquivo que há muito já tinha ouvido falar, mas pensava que se tratava de um filme totalmente censurado e impossível de se conseguir.

Trata-se do curta "Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de sua Quimera, Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável." mais conhecido como "Enterro de Di Cavalcanti" ou "Di Cavalcanti Di Glauber" de Glauber Rocha.

É notório de muitos o fato de Glauber Rocha ter filmado o enterro desse que foi um dos maiores artítica da cultura brasileira, gerando polêmica na mídia e escândalo para a família do falecido. Também é notório de muitos o fato desse filme estar interditado pela justiça desde 1979 por pedido da filha adotiva de Di.

Glauber se justifica dizendo que "A morte é um tema festivo pros mexicanos, e qualquer protestante essencialista como eu não a considera tragedya... Filmar meu amigo Di morto é um ato de humor modernista-surrealista que se permite entre artistas renascentes.
No caso o filme é uma celebração que liberta o morto de sua hipócrita-trágica condição. A Festa, o Quarup - a ressurreição que transcende a burocracia do cemitério. Por que enterrar as pessoas com lágrimas e flores comerciais?"



Nenhum comentário: